• pinterest-simbolo-do-logotipo-circular_318-54164
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

tel: 41 3402.1823

Arquitetura de Interiores.

May 9, 2017

 

Já dizia um grande arquiteto, João Batista Vilanova Artigas, em 1964 quando imaginou o futuro da profissão:

 

“…Ousamos prever que, num futuro não remoto, o campo de atividade de o arquiteto ter-se-á estendido a servir tão profundamente a humanidade que os objetos do cotidiano, os de vida mais efêmera, até as amplas paisagens: a urbana e regional, serão objetos de nossa manipulação entusiasta, de nossa atividade criadora”.

 

 

A Arquitetura de Interiores é PROJETAR OS AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS, sempre pensando estrategicamente em unir funcionalidade, conforto e beleza. 

 

Para que o projeto saia suprindo as necessidades físicas e emocionais do cliente, tudo começa com uma conversa para conhecer melhor a pessoa para quem o projeto será feito, e depois vem as etapas de Estudo Preliminar, Anteprojeto e Projeto Executivo (detalhamento). Cada uma delas depende unicamente da anterior para que o projeto seja no fim realizado como o cliente quer. 

 

Dentro dessas etapas, incluem-se os seguintes projetos:

*Planta de Layout - onde consegue-se ver a funcionalidade dos ambientes.

*Projeto de Forro - pode ser de gesso, drywall ou materiais similares, para embutir luminárias, fazer desenhos no teto, sancas decorativas, etc.

*Projeto Luminotécnico (Iluminação/Elétrico) - onde são definidas as melhores luminárias e tipos de lâmpadas necessárias, criadas iluminações cênicas e decorativas e ainda conforme os eletrodomésticos e eletrônicos definidos em projeto, as tomadas que serão necessárias para que não cause um apagão no local.

*Projeto de Revestimentos (paginação) - onde é desenhado e feito o quantitativo de material que será necessário. Esse material pode ser piso laminado, porcelanato, pedra, mosaicos, etc. Isso para paredes e pisos existentes.

*Projeto de Mobiliário - consiste no desenho dos móveis dos ambientes. Conforme conversa entre o arquiteto e o cliente. Definição de cores e materiais, sempre pensando no ambiente como um todo e não apenas no móvel.

*Modelagem 3D - onde todos esses projetos aparecem em imagens dos ambientes, para que todos consigam visualizar o projeto antes mesmo de ser executado.

 

Dentro de tudo isso, o arquiteto inclui no seu trabalho, a parte de acompanhamento e visita em lojas de interesse do cliente - iluminação, móveis prontos, revestimentos, objetos decorativos, quadros, etc. - , após a escolhas dos materiais, toda a parte orçamentária, ou seja, todos os materiais, objetos e similares são orçados com fornecedores e apresentados aos clientes para escolha daquele que melhor supri sua necessidade econômica.

E ainda na parte de execução do projeto, o arquiteto acompanha a obra, vendo se os fornecedores estão entregando os materiais corretos e executando a obra de acordo com o projeto. 

 

 

O objetivo sempre será criar um ambiente harmônico, funcional e aconchegante, seja para um escritório, uma residência ou qualquer outro local.

 

 Espero ter passado um pouquinho de como funciona  esse ramo da Arquitetura e o trabalho do Arquiteto e Interiores.

Próximo Post será sobre PAISAGISMO.

 

Beijos (:

 

E NÃO ESQUEÇA... CONTRATE UM ARQUITETO. 

 

 

Share on Facebook
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
Siga
Procurar por tags
Arquivo
Please reload

June 19, 2017

May 24, 2017

May 17, 2017

May 4, 2017

Please reload

Posts Recentes

Nova Agenda Urbana.

June 19, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque